
PSICOTERAPIA
ADOLESCENTE
A adolescência é uma fase de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por intensas mudanças físicas, emocionais e sociais.
Essa etapa pode ser particularmente desafiadora tanto para os próprios adolescentes como para os pais. Muitas vezes, os pais enfrentam dificuldades em compreender e lidar com as inúmeras emoções e mudanças comportamentais de seus filhos nessa fase.
Do ponto de vista psicológico, a adolescência é um momento em que os jovens buscam construir sua própria identidade, questionando as regras e limites estabelecidos pelos pais até então. Eles tendem a se identificar fortemente com o grupo de amigos e escolher seus ídolos, buscando estabelecer uma nova identidade.
​
Nessa busca por identidade, o adolescente pode recorrer ao isolamento, concentrando-se mais em si mesmo. Para compensar as inseguranças que enfrentam no mundo real, podem criar fantasias e mergulhar em seu próprio mundo, o que dificulta o diálogo com a família.
Além disso, os adolescentes enfrentam os desafios da era digital, incluindo cyberbullying, bullying na escola, depressão, dependência tecnológica, abuso de álcool e drogas.
​
A psicoterapia para adolescentes procura oferecer um espaço acolhedor para que o jovem se sinta compreendido em suas turbulências e contradições. Também visa incentivar a reflexão sobre suas escolhas e comportamentos, especialmente em um período em que a impulsividade é comum.
​
Como psicóloga, meu papel é auxiliar o adolescente em sua jornada para encontrar sua própria identidade e também orientar e apoiar os pais na adaptação a essa nova dinâmica familiar.
​
Alguns sinais de alerta que indicam que o adolescente precisa de ajuda incluem:
​
-
Isolamento excessivo.
-
Comportamentos autodestrutivos, como automutilação ou abuso de substâncias psicoativas.
-
Comportamentos de risco frequente, como dirigir sob efeito de álcool.
-
Ideias suicidas.
-
Timidez excessiva.
-
Distúrbios alimentares.
-
Uso excessivo do mundo virtual em detrimento de relacionamentos reais e pessoais.
​
As sessões de psicoterapia para adolescentes ocorrem semanalmente, com duração de 50 minutos. Esse acompanhamento regular permite um trabalho terapêutico mais aprofundado, visando o bem-estar emocional e o desenvolvimento saudável do adolescente.
